Animação Vocacional

Animação Vocacional

Para concretizarmos os desafios que fazem parte do nosso zelo pastoral, precisamos ir ao encontro dos jovens onde eles estão, desenvolvendo uma pedagogia de formação integral que conquiste, encante e envolva a juventude e, assumir com eles, um itinerário que os leve ao amadurecimento da fé, considerando as diferentes realidades e ambientes juvenis.

Conscientes dessa realidade, as Irmãs da Província Imaculada Conceição, assumem, de modo coletivo, a missão junto às juventudes nos espaços onde atuam e em outros que forem possíveis.

O trabalho da Animação Vocacional entre outras atividades tem a missão de animar os jovens, na sua vida e vocação, através de visitas a escolas, a famílias, a comunidades, trabalho com grupos de jovens, orientando retiros para crismandos, etc. Os encontros são realizados com muito entusiasmo, bem dinamizados, com músicas, reflexões, orações, momentos de silêncio, brincadeiras... A pessoa de Jesus é tema central, pois seu rosto jovem, alegre e inquietante é uma proposta e um convite a segui-lo mais de perto, seja na vocação religiosa, vocação sacerdotal, no matrimônio ou como leigos e leigas engajados.

Animação Vocacional

Esta missão é desenvolvida em equipe, formada por diferentes congregações que marcam presença nas dioceses de Passo Fundo, Erechim e Cruz Alta. Trabalhamos também com o Serviço de Animação Vocacional da Família Franciscana do Brasil.

Animação Vocacional

Além do Rio Grande do Sul marcamos presença junto às juventudes no Centro Oeste, Sudeste e no Norte do Brasil.

“A juventude mora no coração da Igreja e é a fonte de renovação da sociedade. Os jovens de todos os tempos e lugares buscam a felicidade”. (DEJ p.9)

Ir. Silvana Arboit, Ir. Jaqueline Pizzi Zilli, Ir. Francisca M. Rodrigues