Bolívia - Nossa presença Ad Gentes

A Província Imaculada Conceição marca sua atuação na Missão Ad Gentes, especialmente, com fundações na Bolívia. Este país vizinho ao Brasil é identificado como o mais pobre da América do Sul e segundo mais pobre da América Latina, depois do Haiti. Os lugares de presença missionária na Bolívia são:

FRATERNIDADE GRECCIO: Localizada na cidade de Coróico, a 100 km da cidade de La Paz. A fraternidade pertence à Província São Francisco de Medellin (Colômbia), mas sua formação acontece na colaboração interprovincial. A Província Imaculada Conceição é representada por uma irmã que atua, hoje, na direção da Escola Paroquial São Pedro: Ir. Sirlei Pozatti.

Coróico

FRATERNIDADE SANTA MARIA BERNARDA:Fundada em 2009, está situada no Território Indígena Mosetene, mais precisamente no Povoado de Covendo, Distrito de Palos Blancos, Sud Yungas, Departamento de La Paz. A canonização de Santa Maria Bernarda desafiou a Província Imaculada Conceição a renovar o ardor missionário que motivou as primeiras irmãs rumo à América Latina. Dentre várias solicitações, foi atendido pedido realizado por Mons. Carlos Burgler, Bispo de Reyes, com a fundação de uma nova fraternidade na Paróquia de Covendo. Esta, é constituída por 9 comunidades, 5 delas caracterizadas por etnias originárias (Mosetenes, Trinitários). As demais, por migrantes do Altiplano e de outras regiões que vem em busca de melhores condições de vida, pela aquisição de uma porção de terra(potosinos, cochabanbinos, quechua, aymara ...). As irmãs atuam na educação e na pastoral paroquial.

Covendo