Fraternidades na Região Sul - Rio Grande do Sul

A PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO conta, atualmente, com as seguintes fraternidades na Região Sul:

FRATERNIDADE DA CASA PROVINCIAL: Situada no Bairro Lucas Araújo em Passo Fundo. A missão desenvolvida pelas irmãs pertencentes a esta fraternidade está voltada, basicamente, à acolhida, encontros e retiros, governo da Província, administração e contabilidade, atuação pastoral em comunidades da Paróquia Santa Terezinha e setor da Catequese na Arquidiocese, cuidado com as irmãs idosas e/ou doentes, acompanhamento de projetos sociais.

FRATERNIDADE BETÂNIA:Situada no Bairro Lucas Araújo, em Passo Fundo. É uma casa de saúde que acolhe, oferecendo carinho e cuidado às irmãs, as que se encontram impossibilitadas pela idade ou problemas de saúde. Na fraternidade também residem irmãs que atende às demais dentro dos recursos da enfermagem, ambiente e alimentação adequados para a qualidade de vida das que entregaram seus melhores anos a serviço da missão. As pessoas idosas são um patrimônio para a Congregação, pois carregam consigo a riqueza da história, da experiência, da espiritualidade e do carisma que devem ser perpetuados na realidade da missão. Esse é o compromisso que Santa Maria Bernarda confiou às irmãs em todos os tempos.

FRATERNIDADE DO ABRIGO SÃO JOSÉ: As irmãs que acompanham o Abrigo São José e João XXIII, pertencente à Fundação Lucas Araújo e vivem numa residência interna no próprio abrigo. Aqui se dá seguimento ao acompanhamento de pessoas que necessitam de um lar que as acolha e seja espaço de vida digna na maior idade. Esta é a missão principal em favor da qual as irmãs atuam nesta obra, vivenciando as Obras de Misericórdia, marca fundamental do Carisma das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora na Igreja e no mundo.

FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO:Está situada no centro de Passo Fundo, a duas quadras do Hospital São Vicente de Paulo. As irmãs aí residentes atuam no Hospital São Vicente de Paulo, nos serviços de enfermagem e atendimento pastoral aos doentes. Realizam a pastoral da visitação junto a enfermos e residências circundantes e atuam na pastoral da Paróquia Conceição, aí próxima. A missão desta fraternidade está ligada, fortemente, à saúde.

FRATERNIDADE SANTA MARTA: Localizada no Bairro Santa Marta. Esta fraternidade existiu, primeiramente, junto à SOCREBE, etidade assistencial que acolhe muitas crianças e adolescentes e que surgiu para atender necessidades da comunidade do Bairro. Atualmente, a fraternidade se encontra numa residência externa. As irmãs atuam no Hospital São Vicente de Paulo, na pastoral do bairro (visitação, liturgia,...)e na educação junto a escola do Bairro.

FRATERNIDADE CRISTO REI: Está situada na cidade de Marau. Trata-se da antiga residência do Colégio Cristo Rei. Hoje é uma fraternidade externa, ao fundos do Colégio. É fraternidade apoio para as irmãs que estão implicadas na missão educativa do Colégio Cristo Rei e espaço de acolhida de irmãs que chegaram à maior idade. Muitas continuam atuando ativamente na pastoral, no acompanhamento de grupo de leigos, contribuindo na formação das jovens,... As irmãs que atuam na pastoral educativa dão seguimento a um labor que é marca fundamental do carisma diretamente implicado na promoção humana - profissional da pessoa.

FRATERNIDADE LAR DE NAZARÉ: É a fraternidade do Noviciado. Próxima à Fraternidade Cristo Rei em Marau, recebe as jovens noviças. Elas realizam a etápa principal de formação antes da Primeira Profissão Religiosa. As irmãs que aí residem estão comprometidas em oferecer conteúdos próprios da formação para a Vida Religiosa e experiências formativas que permitam a iniciação mais efetiva nesta Forma de Vida. As jovens permanecem neste processo durante dois anos (Noviciado Canônico e Noviciado Apostólico).

FRATERNIDADE PAZ E BEM: Localiza-se na pequena cidade de Camargo, antigo distrito de Marau. A missão das irmãs compreende a pastoral paroquial: catequese, liturgia, acompanhamento dos mais diversos grupos, pastoral da saúde, da visitação...

FRATERNIDADE DO HOSPITAL SÃO JOÃO: Encontra-se próxima à capital do Estado: Porto Alegre. Trata-se de um hospital que é atendido pelas irmãs na cidade de Paverama. A fraternidade atua diretamente na pastoral da saúde junto ao hospital. Contempla, também, a pastoral paroquial: catequese, liturgia... As irmãs realizam um serviço incansável em favor dos enfermos, de dia e de noite.

FRATERNIDADE DO ABRIGO SANTO ANTÔNIO: Encontra-se na cidade de Cruz Alta. As irmãs atendem o Lar de Idosos Santo Antônio, obra criada pela Conferência dos Vicentinos. São atendidos cerca de 80 idosos, oferecendo um lar e acolhida a essas pessoas da maior idade. Um serviço incansável na promoção de vida digna.

FRATERNIDADE SANTA TEREZINHA: Situada em Estação, no norte do estado do RS. Conhecida como a fraternidade do postulantado, etapa que antecede o noviciado. Ali são acolhidas as jovens que estão em processo de conhecimento da vida religiosa. A fraternidade é formadora, acompanhando essas jovens com conteúdos e experiências. Permite espaços para que as jovens postulantes se vivenciem, gradativamente a forma de vida pela qual estão optando. As irmãs que residem na fraternidade Santa Terezinha têm, também uma atuação marcante na pastoral paroquial daquela comunidade: liturgia, catequese, infância missionária, grupo de jovens, ... Hoje, é a fraternidade referência do serviço de animação vocacional.

FRATERNIDADE N. Sra. DA PORCIÚNCULA: Encontra-se na cidade de Getúlio Vargas. As irmãs atuam na pastoral paroquial(catequese, liturgia, visitação, grupos) e acompanham projetos sociais (Projeto Trampolim).

FRATERNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA: Localizada no Bairro Progresso em Erechim. As irmãs acompanham a pastoral paroquial no bairro, atendem suas comunidades e acompanham as lideranças. Desenvolvem projetos de assistência social, pastoral da saúde, pastoral da criança, liturgia, catequese,...

FRATERNIDADE DO COLÉGIO SÃO JOSÉ:É a residência interna ao Colégio São José. As irmãs se empenham na missão educativa, desde a educação infantil até o ensino médio. Desempenham serviços na direção, serviço interno, na administração, coordenação pedagógica. Também se fazem presentes em atividades pastorais em bairros da cidade (infância missionária acompanhamento de grupos).

FRATERNIDADE MADRE IMELDA: Próxima ao Colégio São José, a residência acolhe irmãs que atuam em outras atividades pastorais (saúde, grupo de leigos, retiros, liturgia, ...). Irmãs marcam presença em órgãos representativos de educação.

FRATERNIDADE DO HOSPITAL SANTA ISABEL: Em Gaurama as irmãs atendem o Hospital Santa Isabel. Trata-se de uma residência interna ao mesmo. Junto ao hospital foi modelado um residencial para atender a pessoas idosas e enfermas. Esse residencial está iniciando suas atividades. Uma missão nobre de atender enfermos e cuidar da saúde, oferecendo cuidado às pessoas em todas as fases de sua vida. Existe uma presença marcante das irmãs também na pastoral paroquial, atendendo à liturgia, catequese, grupos diversos.

FRATERNIDADE CRISTO REI: Situada na cidade de Severiano de Almeida é uma fraternidade que atua diretamente na pastoral paroquial. São atendidas as mais diversas pastorais, especialmente a pastoral da saúde. A atuação na liturgia e no acompanhamento às comunidades também são intensas.