Nossa história

Projeto Transformação

A Província Imaculada Conceição é parte da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliador. O zelo missionário de sua santa fundadora, Maria Bernarda Bütler, atingiu as terras do Brasil em 1911, com a fundação de uma obra missionária em Óbidos, no Pará. Do Pará as Irmãs estenderam seu campo de missão primeiro no Rio de Janeiro e em 1921 chegaram em Três Arroios no Rio Grande do Sul.

Em 1964 a Congregação se dividiu em Províncias. O governo geral da mesma fundou a Província do Brasil, que passou a denominar-se “Imaculada Conceição”, com sede em Erechim, RS. Mais tarde, a sede da Província se estabeleceu em Passo Fundo.

As Irmãs que compõem a Província estão organizadas em 24 fraternidades e se dedicam a diversos apostolados como: evangelização, educação formal e informal, saúde preventiva e curativa, promoção humana, pastoral social e paroquial, inserção em meio aos pobres, etc. As Irmãs da Província projetam seu apostolado no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Amazonas mas também além fronteiras, no Equador, na Bolívia e na Colômbia, num intercâmbio de Irmãs e serviços entre as Províncias que compõem a Congregação.

Nesta presença missionária que já perdura por 100 anos, as Irmãs continuam estendendo o espírito franciscano de paz e bem encarnando a espiritualidade e o carisma de sua fundadora, Santa Maria Bernarda.

Publicação em comemoração ao centenário de presença no Brasil. Clique no link...
Revista dos 100 anos...

Endereço da sede Provincial
Rua Pe.Champagnat, 04
Bairro Lucas Araújo
Passo Fundo/ RS - Brasil
Fone:(54)3311-7433