Notícias

31/03/2017 até 31/03/2017

Projeto TransformAção: 10 anos cuidando da vida, da natureza e das pessoas

O Projeto TransformAção nasceu em 2007 como fruto do diálogo, esforço e ação coletiva da Caritas Arquidiocesana, Congregação de Nossa Senhora, Congregação Missionária Redentorista, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e Associação dos Missionários da Sagrada Família. Refletindo sobre a Campanha da Fraternidade daquele ano, onde a Igreja propunha maior conscientização sobre a situação da Amazônia e compromisso com o cuidado do meio ambiente, as instituições então citadas assumem um ação concreta na realidade de Passo Fundo, mais precisamante a situação dos catadores de materiais recicláveis, na época, cerca de 1500 disputavam espaço na rua na tentativa solitária de alcançar renda para seu sustento.

As primeiras ações do Projeto TransformAção aconteceram na Vila Jardim com o grupo de mulheres Nossa Senhora do Horto aproduzindo papel reciclado e, na Vila Popular onde foi organizada uma associação de recicladores. A partir destas iniciativas, nasceram iniciativas de apoio aos filhos dos catadores: na Vila Jardim, o grupo Sementes do Jardim e na Vila Popular, o TransformAção em Arte.

Em 2008, o Projeto TransformAção a partir de um pedido, passou a apoiar a Cooperativa Mista de Produção e Trabalho dos Empreendedores Populares da Santa Marta Ltda - COOTRAEMPO.  Em 2009, a  Associação de Recicladores Esperança da Vitória - AREVI, da Vila Bom Jesus ingressou e passou a receber assessoria do TransformAção. Depois de um longo processo de resgate, acompanhamento, formação... aos catadores do aterro do Parque Bela Vista, nasceu a RECIBELA - Associação dos Recicladores do Parque Bela Vista em 2010.

O Projeto TransformAção é uma iniciativa que visa o apoio aos recicladores através de um processo de conscientização, formação para o cooperativismo, acompanhamento das associações, assessoria, busca de recursos e infraestrutura, parcerias, políticas públicas... enfim, resgate de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, esquecidas pela sociedade, oferecendo condições para a conquista de emprego, renda, formação e apoio para que possam alcançar melhores condições de vida, e perspectiva de futuro. Ao mesmo tempo quer propor conscientização e alternativas para o cuidade com o meio ambiente e destinação correta do lixo na cidade de Passo Fundo.

Para comemorar os 10 anos do projeto, no dia 31 de março de 2017, no auditório do Colégio Notre Dame, aconteceu o lançamento do livro "Projeto Transformação, 10 anos cuidando da vida, da natureza e das pessoas". O livro faz o resgate histórico do surgimento do projeto e descreve o processo de resgate por trás desta iniciativa que, ao final, pretende oportunizar maior dignidade às pessoas e cuidar da natureza a partir de nossa cidade.

Vídeo: História do Projeto TransformAção

Veja as fotos