Notícias

15/08/2017 até 15/08/2017

Seminário do Projeto Transformação

 Na última terça-feira (15), a Associação das Entidades do Projeto TransformAção, em parceria com a Cáritas Brasileira e Missionszentrale Der Franziskaner, realizou na Casa Santa Cruz em Passo Fundo o Seminário Projeto TransformAção:balanço e perspectivas.

      Neste ano de 2017, o Projeto TransformAção celebra seus dez anos de existência. Resultado da ação social de instituições religiosas e da Igreja da Arquidiocese de Passo Fundo, que no ano de 2007 congregou forças para desenvolver ações no espírito da Campanha da Fraternidade, que tinha como tema: “Fraternidade e Amazônia” e lema: “Vida e missão nesse chão”. O Projeto TransformAção nasceu com o mote: “Cuidar da vida, cuidar da natureza, cuidar das pessoas”. Iniciou o trabalho de acompanhamento dos catadores/as de materiais recicláveis, motivando-os/as para se organizarem em cooperativas.
Caminhos foram trilhados, conquistas foram conseguidas, barreiras superadas, entraves identificados, enfim, solidariedades realizadas nesses 10 anos de existência. Nesta perspectiva o seminário teve como objetivo fortalecer o Projeto Transformação, colhendo de sua prática a aprendizagem acumulada nos dez anos de ação, para projetar suas possibilidades e perspectivas para os próximos anos.
      O Seminário foi coordenado pelos Professores Ésio Francisco Salvetti e Paulo César Carbonari, representantes do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE).O primeiro momento teve como tema central “O Contexto da Reciclagem”. A reflexão deste tema foi conduzida pelos assessores Alex Cardoso, representante do Movimento Nacional de Catadores e pelo Coordenador do Projeto TransformAção Volnei Fortuna. A reflexão pautou-se sobre três questões: a) O que está em jogo no tema da reciclagem; b) Quais os projetos estão em disputas; c) Qual o contexto da reciclagem em âmbito local, estadual e nacional?
      O segundo momento do Seminário teve como objetivo fazer o balanço dos dez anos do Projeto TransformAção, para isso utilizou-se da técnica FOFA que requereu a colaboração de todos os participantes destacando as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades. O terceiro momento do Seminário teve como objetivo a construção de perspectivas para o Projeto TransformAção. Foi o momento de identificar os principais desafios e prioridades de ação e também quais caminhos (metodologia) e o papel das organizações que compõe o Projeto TransformAção.
      A atividade contou com a presença de 50 pessoas, representantes das instituições participantes do Projeto, representantes das cooperadas, monitores, voluntários e parceiros. O encerramento das atividades aconteceu com celebração eucarística.
Veja as fotos