Notícias

04/11/2017 até 04/11/2017

Encontro de Irmãs Jovens 2017

Neste final de semana, 04 e 05 de novembro, aconteceu o Encontro de Irmãs Jovens, em Marcelino Ramos. Planejado dentro do cronograma de encontros da Equipe de Juventudes conformada pelas irmãs jovens que trabalham nas diversas frentes de missão e, ao mesmo tempo, se dedicam à ação pastoral junto à juventude, adolescência, infância e animação vocacional, o encontro tevem o objetivo de promover a partilha de vida, a troca de experiências e refletir sobre o momento da vida consagrada na Igreja, bem como o processo de ressignificação/ reestruturação iniciado na Congregação.

Num momento inicial, houve diálogo e partilha dobre o documento "Vinho novo em odres novos" publicado pela Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Foram recordado tópicos do encontro da CRB-RS em Porto Alegre, no dia 20 de agosto de 2017, com a presença do Cardeal Dom Brás de Avís, que trouxe presente desafios e esperanças da Vida Consagrada na Igreja hoje, especialmente no que se refere a vocação e identidade, opções de formação, aspectos antropológicos (reciprocidade homem-mulher, serviço de autoridade, modelos relacionais, multiculturalidade). 

Num segundo momento, as irmãs compartilharam iniciativas e desafios frente ao processo de reestruturação/ ressiginificação da Congregação. Esse é um processo que desafia para acolher a novidade do espírito para a Vida Consagrada e para a realidade atual da Congregação. Ao mesmo tempo, é um desafio para as novas gerações de consagrados(as), chamados à mudança de mentalidade e com a geração do nuvo num contrexto onde também há grandes desafios, sem perder a esperança, perseverando na fidelidade.

Veja as fotos