Histórico Hospital Santa Isabel

Hospital Santa Isabel

Tendo como inspiração os ideais da fundadora de sua congregação, Santa Maria Bernarda, as irmãos Missionárias Franciscanas de Maria Auxiliadora, permanentemente preocupadas com a saúde dos mais necessitados e com a carência no atendimento dos doentes da então Vila Barro, hoje município de Gaurama, decidiram instalar neste então vilarejo, um local para atendimento aos inúmeros doentes desta região. O passo inicial deu-se no dia 03 de maio de 1924, com a chegada do Dr. Kunig e das irmãs Lídia Sahler e Irmã Lucia Maluche.

O único local disponível para o acolhimento e internação dos doentes, foi um velho armazém, com cinco repartições, sem fechaduras nas portas, e com simples janelas de madeiras. Após um ano de funcionamento e já com a chegada do Dr. Severin Gunters, que substitui o Dr. Kunig e já sob a direção do Frei Modestino Hestering, iniciou-se a construção de um prédio de madeira em condições mais adequadas para a instalação de um hospital.

Neste ano de 1925, o hospital recebe um grande reforço com a chegada da Irmã Edeltrudes Stein, que com seu incansável espírito de sacrifício, extraordinária caridade e dedicação, em muito contribui para o melhoramento do Hospital, principalmente em relação ao atendimento aos doentes.

E graças ao esforço conjugado do Frei Modestino, das Irmãs Franciscanas e principalmente da ajuda financeira vinda do exterior através de Irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, em 01 de abril de 1926, foi festivamente inaugurado o primeiro Hospital desta comunidade, que se chamaria Hospital Santa Isabel.

Durante 35 anos, aquele simples prédio de madeira, serviu a comunidade Gauramense como um estabelecimento de saúde, o qual contava sempre com a participação importante das Irmãs Religiosas, na direção e nos demais trabalhos do hospital.

Em 21 de maio de 1974, a Paróquia vendeu este Hospital para a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Em 1955, com a criação do município de Gaurama, e com o crescente aumento de sua população e da região, a direção do Hospital, entendeu que deveria iniciar os estudos visando à construção de um novo prédio, de alvenaria, que atende-se a todas as exigências técnicas para o funcionamento de um Hospital.

Em 1958 graças à dedicação e esforço de todos, deu-se inicio a construção do novo Hospital, que teria uma capacidade de 50 leitos, com sala de cirurgia, de parto, ambulatório, enfermarias, equipamento de raios-X, laboratório e todas as demais estruturas necessárias ao funcionamento do hospital.

Para alegria de todos em l6 de abril de 1961, foram inauguradas as novas instalações do Hospital Santa Isabel, o qual permanece até hoje administrado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora e prestando seus serviços à comunidade Gauramense e da região.

Visando adequar-se ao novo modelo de estrutura de saúde da Região, que reduz drasticamente os atendimentos nos pequenos municípios, e visando a utilização de parte da area física ociosa do hospital, que será transformada em um residencial para idosos, foram reduzidos de 50 para 30 os leitos hospitalares, permanecendo 60% deles a disposição do Sistema Único de Saúde.