Hospital São João - Paverama

O Hospital São João é uma instituição dedicada à promoção da vida e saúde da população e integra a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), criada em 1949, com sede em Passo Fundo/RS.

O atual prédio do Hospital São João em Paverama/RS, teve seu inicio com o Sr. João Pedro Kuhn e sua família. A primeira parte do prédio construída e inaugurada no dia 17 de dezembro de 1937, funcionando como Hospital de Paverama. A família Kuhn, administrou o hospital por seis anos. No ano de 1943 o hospital foi adquirido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, e a partir de então, Congregação que, conforme as necessidades de cada época, foi ampliando o espaço que constitui na estrutura atual.

Com o decorrer do tempo a área da Saúde no Brasil foi passando por várias modificações, o município ampliando os serviços no Posto de Saúde com o Programa Estratégia da Saúde da Família. Com uma população entorno de 8(oito) mil habitantes, demanda populacional insuficiente para manutenção de um hospital, o mesmo, por decisão administrativa interna, reestruturou-se adaptando-se à realidade do momento, prestando seus serviços a população em parceria com a Prefeitura Municipal.

A administração do Hospital São João, auxiliada pela Administração da ASSEC – Passo Fundo, se empenha pela constante manutenção e melhoria da estrutura e dos serviços,de forma que o município de Paverama conta com uma casa de saúde com uma estrutura física em condições e com equipamentos para manter o serviço hora contratado.